Vitamina C

0
306

O Ácido Ascórbico é a vitamina, sob forma de suplemento, mais utilizada em todo o mundo e ainda assim as pesquisas indicam que uma grande parte da população tem deficiência. É uma das mais versáteis vitaminas necessárias à vida. A vitamina C natural se encontra em forma reduzida (Ácido Ascórbico) e oxidada (Ácido Dehidroascórbico), esta última a concentração é muito menor. É uma das vitaminas Antioxidantes e que, entre as suas muitas funções, acredita-se que aumente a imunidade e combata o câncer e as infecções. Regera a vitamina E no organismo, depois que esta age contra os Radicais Livres. É imprescindível para a formação do colágeno. O melhor meio de ingeri-la, como suplemento,  é sob  a forma de Ascorbato, que é mais potente que o Ácido Ascórbico, ou então na apresentação “time release” de liberação gradativa, pois a vitamina C por ser hidrossolúvel, todo o excesso é logo excretado pelos rins.

DEFICIÊNCIA
Fraqueza, baixa capacidade de cura, irritabilidade, sangramento nas gengivas, facilidade de se ferir, perda de dentes, dores nas juntas, flacidez de pele, escorbuto

FUNÇÕES  ADICIONAIS
Antioxidante, acelera a cura de ferimentos, mantém a saúde de ossos, dentes e órgãos sexuais, atua como anti-histamínico natural, pode ajudar a superar a infertilidade masculina, reduz a duração de resfriados e outras viroses, auxilia no tratamento do stress.

TOXIDADE
Pode causar pedras nos rins e gota em algumas pessoas. Em doses muito altas pode dar diarréia e câimbras.

FONTES  NATURAIS
Todas as frutas cítricas, especialmente laranja, limão, acerola, kiwi, frutas silvestres (fruto da roseira, groselha preta, etc), brócolis, batata inglesa, batata doce, couve-flor, tomate, fígado e todos os vegetais.

Leave a Reply