Transexual Eliminada do Miss Canadá

0
173

Milhares de pessoas estão dando suporte à Jenna Talackova, que foi excluída do concurso Miss Canadá Universo por ser transexual. Jenna Talackova, 23, nasceu como homem, mas se identificou como uma mulher desde os 4 anos de idade. Ela começou a terapia hormonal aos 14 anos, e passou por uma cirurgia para mudança de sexo aos 19, de acordo com uma entrevista de 2010.

Na sexta-feira, a Miss Universo Canadá divulgou um comunicado explicando que Talackova foi eliminada porque ela não preenchia os requisitos necessários para competir, apesar de ter indicado o contrário em seu formulário de inscrição.

A petição de reintegração da modelo ao concurso do site Change.org atraiu mais de 21.000 assinaturas. Segundo o jornal canadense The Province, Talackova foi ao Twitter para dizer seguidores que foi “desclassificada  por ter nascido”, e afirmou que ela não iria tolerar a discriminação.

Transexual Eliminada do Miss Canadá.

Embora as regras Miss Universo Canadá não mencionem mudança de sexo ou cirurgia plástica, como os aponta o site change.org, eles afirmam que cada competidor deve “ter nascido mulher”. Funcionários do concurso insistem que Talackova foi desqualificada porque ela mentiu sobre isso em sua aplicação, não porque ela é transexual.

“Ela foi desonesta”, disse Denis Davila, diretor nacional do Miss Universo Canadá, à CTV News.

“Nós temos que ter conhecimento dos fatos. Não há nenhuma discriminação aqui “, disse Dávila.

“É realmente uma pena que tivemos que tirá-la da concorrência, mas a verdade da questão é que todos nós temos um conjunto de regras que temos de fazer valer.”

Talackova, cujo nome e fotos já foram retirados do site do concurso, disse que irá consultar um advogado esta semana para saber quais procedimentos pode tomar.

Leave a Reply