Crianças Obesas. O que Fazer?

0
126

Estima-se que em países desenvolvidos e em desenvolvimento, uma em cada 5  crianças estão com sobrepeso ou são obesas, mas como os pais devem lidar com filhos obesos? É certo dizer aos filhos que eles estão gordos ou acima do peso?

A socialite americana Dara-Lynn Weiss abriu o jogo sobre a batalha de sua filha de sete anos de idade que estava pesando 42 quilos na edição de abril da Vogue americana. A socialite abriu o jogo com sua filha e se recusou a dar dar o jantar a ela, proibindo-a de comer Pizza e publicamente “ridicularizarando” a filha quando ela aceitava alimentos calóricos, como biscoitos ou chocolate de outros adultos.

Meu Filho é Obeso. O que fazer?

Enquanto a maioria dos pais concorda que o comportamento de Dara é errada, ninguém parece saber qual o comportamento ideal que os pais devem ter nesta situação. É melhor abrir o jogo e dizer aos filhos que eles são gordos ou proteger os seus sentimentos e não dizer nada?

O especialista em obesidade infantil e pediatra Dr. Matt Sabin diz a idade da criança determina se os pais devem discutir o seu peso ou manter a calma. Dr.Sabin trabalha no  ambulatório de obesidade do Hospital Infantil de Melbourne e diz que não há necessidade de sentar com as crianças para discutir o seu peso.

“Quando recebemos crianças na clínica, toda a intervenção é feita com pais. A criança brinca em um canto enquanto falamos com os pais sobre a mudança de estilo de vida da família para ter mais tempo para exercícios e preparar refeições saudáveis.”

Ao lidar com adolescentes, no entanto, Sabin diz que você não pode evitar discutir o assunto com a criança frente a frente.

“A história é muito diferente com os adolescentes porque eles são muito mais autônomos. Eles têm seu próprio dinheiro, eles podem tomar suas próprias decisões sobre o que comem e quais atividades que eles fazem. Nesses casos nós temos que realmente lidar com o adolescente para fazê-los entender os benefícios a longo prazo sobre a saúde da perda de peso.” diz o pediatra

Se o seu filho está acima do peso é crucial resolver a questão imediatamente para evitar o aumento peso e transformando este problema em uma luta por toda vida.

“Uma vez que você se torna um adulto com excesso de peso, seu corpo realmente tenta manter o seu peso. É o ciclo de ioiô clássico. Eles começam uma dieta, fazem por um período de tempo e então, quando começam a relaxar um pouco o corpo rapidamente recupera todo peso perdido e às vezes um pouco mais.”, diz Sabin.

Já crianças são um pouco mais maleável. É bem possível que as intervenções logo cedo sejam capazes de mudar o peso padrão. E isso é realmente animador, porque isso significa  que não há um destino já pré-determinado para essas crianças se tornam maiores do que os seus pais.

Como Controlar o Peso em Crianças.

Primeiro você precisa saber se seu filho está realmente acima do peso: O Índice de Massa Corporal (IMC) é o método aceito pelos médicos para indicar um sobre peso. Outro parâmetro é a medida de cintura. Não importa qual seja sua idade, sua cintura deverá medir menos que a metade de sua altura. Se for maior do que isso, você está acima do peso.

Se você constatar que o seu filho está acima do peso,o primeiro passo é fazer mudanças de estilo de vida da família como um todo. Reduzir a ingestão de fast food, comer mais frutas e legumes frescos, reduzir o tamanho das porções e praticar atividades físicas.

Não espere que as crianças decidam perder peso: Você deve estar com o objetivo de fazer com que seu filho pare de ganhar peso, mas deve seguir um plano de médio prazo.  Perder muito peso é ruim para o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Faça seu filho perder peso de uma maneira saudável, se alimentando bem e se exercitando.

O ideal é que você mude hábitos alimentares e reduza as porções. Também é importante cortar comidas muito oleosas e ricas em açucares. Contudo esta mudança tem que partir dos pais, não apenas mudando os hábitos alimentares dos filhos, mas de toda família, partindo de vocês.

Melhorar a vida da sua família não só é bom para os seus filhos – é bom para você também. Recebemos um monte de pais que dizem: “Meu filho parou de ganhar peso e eu perdi 20 kg”. Então o que você está esperando?

Leave a Reply